Um resumo sobre o Instituto Vedacit

O Instituto Vedacit nasceu em 2017 e representa o braço de investimentos sociais da Vedacit - empresa líder no mercado de construção civil. Sua atmosfera inovadora traz como tema central as Cidades do Futuro, estimulando a harmonia entre as pessoas, moradias e os espaços urbanos. Com vistas às áreas social, cultural, empreendedorismo e geração de renda, o Instituto desenvolve projetos e apoia iniciativas valorosas de organizações e empreendedores sociais, além de consolidar parcerias com fundações e institutos empresariais.

<h2>Nossa visão</h2>

Nossa visão

Nós acreditamos que soluções pensando nas pessoas e organizações que trabalham juntas constroem sociedades, cidades e novas formas de convivência para o futuro.

<h2>Nossa missão</h2>

Nossa missão

Criar condições para que as pessoas sejam empoderadas e tornem-se protagonistas na construção das soluções para enfrentar os desafios socioambientais, estabelecendo formas mais inteligentes, sustentáveis, criativas e humanas para as cidades do futuro.

Conheça as Cidades do Futuro, nossas três linhas de atuação social

Conheça as Cidades do Futuro, nossas três linhas de atuação social

Cidades criativas

Cidades criativas

Investimento em projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos.

Conhecer o projeto Conhecer o projeto
Cidades inteligentes

Cidades inteligentes

Fomento a projetos de empreendedorismo e empregabilidade de jovens de periferia

Conhecer o projeto Conhecer o projeto
Cidades sustentáveis

Cidades sustentáveis

Investimento em negócios sociais que visam a melhoria das habitações da população de baixa renda.

Conhecer o projeto Conhecer o projeto

Balanço de atuação social 2020

Acesse o podcast da Vedacit para saber mais.

Acesse e confira Acesse e confira
Balanço de atuação social 2020

Balanço de atuação social 2017

Baixe nosso ebook e fique por dentro dos principais assuntos trabalhados em 2017.

Baixe aqui Baixe aqui
Balanço de atuação social 2017
Exibindo 1 de 2

CONHEÇA OS NOSSOS PROJETOS

Escolha um dos pilares e conheça os projetos participantes

Cia Mungunzá de Teatro

calendario 2019

O projeto “Mestres e Narrativas” consta de três oficinas de artes integradas para Canteiros de Obras. A oficina busca trabalhar as biografias e narrativas dos participantes (operários de obra), para que se apropriem de forma lúdica das próprias passagens de suas histórias. 

O projeto anual de repertório no Teatro de Contêiner, com a temporada de peças teatrais, tem como objetivo discutir assuntos relevantes por meio de seus espetáculos, como imigração, homofobia, a relação dos artistas e do espaço cultural com os moradores de rua do território, memória e mídias sociais.  O objetivo é promover a democratização do acesso à cultura, ao esporte, ao lazer, provocar diálogos com o território e suas características de vulnerabilização.

Parklet Ribeirão Preto

calendario 2019

Com o apoio do Instituto Vedacit, Ribeirão Preto tem o seu primeiro parklet cultural com uma biblioteca comunitária. O projeto é um espaço democrático, público e gratuito, que promove o acesso à leitura, a circulação cultural e a integração da comunidade com a cidade.

Instalado em frente ao Cafés Pagliaroni (localizado no Centro Cultural Palace, no Quarteirão Paulista), o parklet é uma estrutura criada como uma extensão da calçada, ocupando o equivalente a duas vagas de carro.

A biblioteca conta com a doação de 220 livros feita pelos colaboradores da Vedacit e a gestão é feita pelos munícipes, ou seja, eles são os responsáveis por doarem novos livros, pegarem emprestado e devolverem ao local para que outros possam utilizar.

Brasil através da Arte urbana

calendario 2019

O projeto, realizado no Memorial da América Latina, contou com a obra de 20 artistas de todas as regiões do Brasil, que participaram de uma exposição de arte urbana com obras individuais e coletivas mostrando as influências locais em suas artes.

A exposição aconteceu nos meses de dezembro/2019 e janeiro/2020, de forma gratuita e aberta ao público.

Coletivo Jovem

calendario 2019

Coletivo Jovem é um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Coca Cola, que tem como objetivo inspirar e empoderar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda.

O Instituto Vedacit apoia duas unidades, sendo uma na Vila Andrade (SP) e outra em Paripe (BA). São 4 ciclos por ano, cada um com duração de 2 meses, os jovens frequentam as aulas duas vezes na semana e podem optar por uma das trilhas: marketing e vendas, produção de eventos ou comunicação e tecnologia. Em 2019 foram 723 jovens formados!

ANIP

calendario 2019

Contribuir para a formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo é uma das linhas de atuação do Instituto Vedacit, chamada de Cidades Inteligentes. Faz parte desta linha o patrocínio à segunda edição da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP), em parceria com a Produtora A Banca, ARTEMISIA e FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). O objetivo é potencializar uma nova geração de negócios de impacto social que atuam nos distritos do Jardim Ângela (M’Boi Mirim), Capela do Socorro e Campo Limpo (Capão Redondo), em São Paulo.

Consulta Cidades Sustentáveis

calendario 2019

O Instituto Vedacit é um dos patrocinadores da pesquisa nacional promovida pela Organizações das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Colab, sobre a possibilidade de o país atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável das cidades até 2030.

O material, por meio de um questionário online, mede a percepção da população brasileira sobre o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – cidades e comunidades sustentáveis – em seu município.

A primeira edição contou com a participação de quase 10 mil cidadãos, que foram ouvidos entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. 

Aqualuz

calendario 2019

O Aqualuz é um dispositivo premiado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para desinfecção de água de cisterna de captação de água de chuva de zonas rurais, por meio da radiação solar. O Instituto Vedacit, em 2019, apoiou a instalação do equipamento para 10 famílias moradoras de Feira de Santana (BA).

Pluvi.On

calendario 2019

Tempestades, enchentes e deslizamentos afetam as cidades constantemente. Para reduzir as perdas da população, a startup Pluvi.On desenvolveu um sistema de monitoramento climático que envia alertas localizados, assim os moradores podem se programar com antecedência. 

Em 2019, o Instituto Vedacit apoiou a implantação de 11 estações meteorológicas na Zona Leste de São Paulo, em São Miguel, entre o Jardim Lapena e o Jardim Pantanal. Os moradores recebem as informações adicionando um assistente virtual, o São Pedro, como um amigo no Facebook Messenger, onde podem consultar sobre a situação em tempo real e a previsão para os próximos dias.

FIIMP - Fundações e Institutos de Impacto

calendario 2019

Criado em 2016 e formado por cerca de 22 fundações e institutos empresariais e independentes, o FIIMP nasceu com o intuito de aprender, acompanhar e conhecer os resultados de investimentos em negócios de impacto, experimentando o uso de diferentes instrumentos financeiros. 

Em fevereiro de 2019, foram abertas as inscrições para o FIIMP 2, para que mais empresas fizessem parte do grupo, com a intenção de trabalhar com negócios de impacto e o fortalecimento de intermediários.

Mentoria​

calendario 2020

O pilar de mentoria foi construído para permitir que nossos colaboradores, de forma remota, compartilhem os seus conhecimentos e experiências com negócios de impacto e jovens em início de carreira.​

Em 2020 foram cerca de 100 jovens  e mais de 70 negócios beneficiados.

Ano Novo Casa Nova

calendario 2020

Com o objetivo de cuidar da saúde e da habitação dos nossos colaboradores, lançamos o Programa Ano Novo Casa Nova, onde colaboradores se inscrevem informando os problemas apresentados por suas residências e, após uma análise do Instituto Vedacit e de um comitê de avaliação da Vedacit, o Instituto financia a obra dos espaços mais danificados.​

As obras são realizadas por negócios de impacto, dessa forma, além de cuidarmos da saúde do nosso público interno, fomentamos o mercado de reformas para estes empreendedores.​

Em 2020 foram 4 beneficiados que, em contrapartida, organizaram uma campanha de arrecadação de alimentos em parceria com o comitê de voluntariado local para beneficiar uma comunidade.​

Comitê de Voluntariado​

calendario 2020

Temos um comitê de voluntariado em cada uma das plantas da Vedacit: São Paulo, Itatiba e Salvador, que são formados por colaboradores voluntários que entendem as necessidades das comunidades próximas a fábrica e propõe ações em benefício destes, estimulando o voluntariado e a solidariedade dos colaboradores das plantas.​

As atividades começaram no segundo semestre de 2020 com duas campanhas em cada uma das unidades e mais de 650 beneficiados.​

Apoio a negócios de impacto com foco em Reforma Habitacional​

calendario 2020

A população de baixa renda foi uma das mais impactadas em 2020 devido a pandemia. O desemprego, a falta de renda, a necessidade de distanciamento social e a importância de ficar em casa foram os principais motivos. ​

Nunca se olhou tanto para a saúde da habitação e o Instituto, por sua vez, apoiou e/ou financiou mais de 30 reformas desenvolvidas por negócios de impacto pelo Brasil.​

Instituto Vedacit

calendario 2020

Em 2020, diante do cenário da pandemia, para apoiarmos as iniciativas de parceiros o Instituto dividiu sua atuação em 3 pilares: Saúde da residência das pessoas, ajuda humanitária e garantia da geração de renda e impacto socioambiental.​

Foram cerca de 9 toneladas de alimentos distribuídas, mais de 6000 beneficiados. Mantivemos o nosso olhar para desenvolvimento de negócios de impacto e apoiamos cerca de 55 empreendedores com foco em periferias pelo Brasil.​

Movimento Juntos pela ZN contra o COVID-19.​

calendario 2020

As empresas do Grupo Baumgart, por meio dos seus institutos, se uniram em prol das comunidades e hospitais da Zona Norte de São Paulo, que tiveram um forte impacto no período da pandemia.​

Em 2020, na frente comunidades, foram mais de 155 toneladas de alimentos doados, 10 mil kits de higiene, beneficiando mais de 11 mil famílias das comunidades Vila Guilherme, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Tremembé, Jaçanã.​

Já em apoio aos hospitais da região foram cerca de 69 mil unidades de EPIs e 20 respiradores doados. ​